Rio de Janeiro (RJ) - Programar os próximos passos na carreira logo nos primeiros meses de 2017 pode definir como será a sua atuação profissional durante o novo ano. Isso porque, ao desligar o piloto automático, é possível pensar, bem como avaliar o seu papel no ambiente corporativo e se preparar para os desafios que estão por vir.
Diante de um cenário econômico que deixou mais de 12 milhões de desempregados no ano passado, muitos brasileiros têm buscado o auxílio de especialistas para planejar a carreira. Outros, no entanto, procuram orientações sobre como manter o trabalho atual. Em ambos os casos, o check-up profissional é recomendado para seguir na direção correta.
Segundo a gerente de Recursos Humanos e Comunicação Interna da Total Lubrificantes do Brasil – umas das quatro maiores companhias de petróleo e gás do mundo –, Juliana Macedo, a carreira precisa de acompanhamento constante. “As ‘fraquezas profissionais’ nem sempre são evidentes e costumam deixar os profissionais infelizes no trabalho. Com um diagnóstico correto, é possível resolver esses problemas e outros relacionados ao ambiente corporativo”, afirma.
A ferramenta mais importante nesse processo é a auto avaliação. “Por meio do exercício da autocrítica para analisar as competências técnicas, as habilidades, as características e as ambições, é que o perfil do profissional é traçado. O momento do País e do mercado de trabalho local também são levados em consideração nesse mapeamento”, explica a executiva.
Para ajudar a fazer um check-up completo na carreira sem gastar com esse serviço, Juliana Macedo mostra o passo a passo:
1. Vocação – avalie se está confortável com sua ocupação atualmente. Escreva em um papel o porquê de está feliz ou infeliz com sua profissão no geral;
2. Competências – liste quais são suas aptidões e o que pode proporcionar ao seu empregador. Conhecer a sua capacidade é fundamental para saber se é hora de se atualizar ou mudar de carreira;
3. Equilíbrio físico, mental e espiritual – relacione quais são seus problemas de saúde, as práticas esportivas mais frequentes e se está confortável em pedir e ouvir conselhos;
4. Finanças – avalie o quanto consegue economizar com seu salário para ter uma vida sem privações ou a ponto de poder se atualizar com novos cursos e aperfeiçoar a carreira;
5. Relacionamentos – avalie qual é a sua capacidade de se relacionar com as pessoas a sua volta;
6. Diagnóstico – leia e analise cada ponto para distinguir o que é verdadeiro, ilusório ou um desejo. Com base nesse resultado, estruture um plano para aperfeiçoar conhecimentos, desenvolver novas habilidades e competências e se destacar no mercado de trabalho, seja mudando de área, trocando de emprego ou entrando em um novo departamento.
Da Redação
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