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Matérias / Tecnologia e Inovação
 
Empresa apresenta tecnologia em tempo real após falha em operações subsea
Ferramenta desenvolvida no Brasil chega ao mercado a fim de reduzir os custos operacionais de perfuração
29/10/2015
Rio de Janeiro (RJ) - Retirar um BOP (blowout preventer) do leito marinho após a detecção de uma falha é uma operação necessária, porém dispendiosa, que pode atingir valores superiores a um ou dois milhões de dólares. Este custo pode facilmente dobrar em regiões de águas ultraprofundas, como o Brasil, África Ocidental e Golfo do México, e é também a principal causa de paralisação durante a atividade de perfuração.
 
A DNV GL está lançando o BOP?RDT, Retrieval Decision Tool, uma ferramenta em tempo real,  baseada em métodos de conhecimento de riscos. O novo sistema funciona como suporte na decisão de recuperação de BOPs, e permite que os operadores determinem quando repará-los após a detecção de falhas de componentes.
 
Desenvolvido no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da DNV GL no Rio de Janeiro, a ferramenta BOP?RDT fornece um sistema de apoio à decisão bastante abrangente, que utiliza métodos qualitativos e quantitativos para auxiliar o processo de tomada de decisão, reduzindo substancialmente o seu grau de subjetividade.
 
“Qualquer falha em um BOP durante a perfuração é, sem dúvida, motivo de preocupação.No entanto, precisamos levar em consideração que nem todas as falhas de componentes são igualmente significativas",  afirma Luiz Fernando Oliveira, desenvolvedor da ferramenta e gerente do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da DNV GL no Rio de Janeiro.
 
Usando critérios determinísticos, o BOP?RDT aplica um método qualitativo detalhado para orientar a tomada de decisões. Este é inteiramente baseado nas perdas de redundância resultantes do impacto das falhas detectadas na confiabilidade de todas as funções de segurança críticas incluídas na ferramenta. Mais do que isso, o BOP?RDT também oferece um sistema totalmente quantitativo de apoio à decisão baseada em risco. A avaliação quantitativa é realizada através de uma análise avançada de confiabilidade que leva em consideração cada função de segurança antes (condição normal) e depois de uma ou mais falhas detectadas em componentes ou subsistemas. 
 
“O Brasil atrai um dos maiores investimentos de capital em exploração e produção de petróleo e gás do mundo, especialmente em águas profundas e ultraprofundas”, acrescenta Alex Imperial, Gerente Regional da Divisão de O&G da DNV GL para a América do Sul. 
 
 
Da Redação
 



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