English
Português

Skip Navigation Links
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
UTILIDADES
MACAÉ OFFSHORE
ANUNCIE
FALE CONOSCO
CADASTRE-SE
LOGIN
 
 
 
 
 
 
Que tipo de informações relacionadas a cadeia de petróleo e gás você desejaria ler mais?

Votar Ver resultados



jooble.com.br
 
 
Glossário Técnico
 

GLOSSÁRIO


A
Admissão Temporária
O regime aduaneiro especial de admissão temporária é o que permite a importação de bens que devam permanecer no País durante prazo fixado, com suspensão total do pagamento de tributos, ou com suspensão parcial.

Agência Nacional do Petróleo (ANP)
Órgão regulador do setor de petróleo e gás natural no Brasil.

AHTS (Anchor Handling Tug Supply)
Navio rebocador de apoio e manuseio de âncoras. Embarcação destinada à operação de reboque e manuseio de âncoras através de guincho especial instalado em seu convés e capacidade de manobra bastante desenvolvida, bem como um alto valor de força de tração estática.

Árvore de Natal
Conjunto de válvulas que controla a pressão e vazão de um poço.

Árvore de Natal Molhada
Conjunto de válvulas, colocado sobre o solo oceânico, que controla a pressão e vazão de um poço submarino.

Afretamento
Tomada de um navio em aluguel.

ANP
Agência Nacional do Petróleo.

Acuo Center
Serviço de lavagem de automóveis das estações de serviço na Argentina. Adsorção em carvão ativado - Processo físico-químico de remoção de determinadas substâncias do meio líquido, como cloro e substâncias orgânicas dissolvidas, onde o líquido passa através do carvão ativado finamente granulado, usado em tratamento de água e efluentes.

American Depositary Receipts (ADR)

Certificados negociáveis nos Estados Unidos e que representam uma ou mais ações de uma companhia estrangeira. Um banco depositário norte-americano emite os ADRs contra o depósito das ações subjacentes, mantidas por um custodiante no país de origem das ações.

B
Barril (bbl
)
Unidade de volume equivalente a 158,98 litros.

bpd
Barris por dia.

Barril de óleo equivalente (boe)
Normalmente usado para expressar volumes de petróleo e gás natural na mesma unidade de medida (barris) pela conversão do gás nacional à taxa de 1.000 m3 de gás para 1 m3 de petróleo.
1 m3 de petróleo = 6,289941 barris de petróleo
Para o barril de óleo equivalente internacional, é aproximadamente 6.000 pés cúbicos de gás natural.

boed
Barris de óleo equivalente por dia.

Batimetria
Medida de profundidade de uma massa de água como os mares, lagos, rios (topografia do fundo imerso).

Benchmarking
Processo contínuo de medir produtos, serviços e processos com relação aos concorrentes mais fortes ou aos líderes internacionais reconhecidos no setor.

Bloco
Pequena parte de uma bacia sedimentar onde são desenvolvidas atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural.

Bunker
Combustível para abastecer navios.

BCP
Bareboat Charter Party. Contrato de afretamento a casco nu, pelo qual o afretador assume todos os encargos relativos à armação e à tripulação do navio.

Benchmarking

Processo contínuo de medir produtos, serviços e processos com relação aos concorrentes mais fortes ou aos líderes internacionais reconhecidos no setor.

BRASOIL
Braspetro Oil Service Company. Empresa controlada da Braspetro.

BRASPETRO
Petrobras Internacional S.A. Empresa subsidiária da Petrobras para atuação internacional.
   
Back testing
Técnica que consiste, basicamente, na utilização de dados históricos num modelo para avaliar a precisão de sua resposta no passado.

Balanced scorecard
Descrito por Kaplan e Norton, é mais do que um sistema de medidas táticas ou operacionais. Uma estratégia e uma visão explícitas formam a base das quatro perspectivas (financeira, de clientes, de processos, e de aprendizado e conhecimento). Para cada uma delas, são formulados objetivos estratégicos, medidas, metas específicas e planos de ação.

Bioaerossol
Dispersão aérea de partículas orgânicas ou inorgânicas que contêm o todo ou partes de entidades biológicas, tais como bactérias, vírus, fungos ou esporos.

Biocida vegetal
Substância de origem natural que inibe o crescimento de microrganismos ou que os extermina. Na indústria do petróleo, os biocidas vegetais buscam abrandar a corrosão bacteriana em tubulações metálicas.

Biodisco
Tipo de reator biológico que opera com discos girantes, cobertos por fina camada de bactérias, parcialmente imersos no efluente a ser tratado para reduzir a concentração de matéria orgânica ou amônia.

Biodrum
Unidade produtora de bactérias nitrificantes, que são adicionadas ao efluente a ser tratado em reatores biológicos para diminuir a concentração de amônia.

Biorreatores a membranas
Tipo de reator biológico de última geração empregado para reduzir a concentração de matéria orgânica e amônia do efluente e onde as bactérias (lodo ativado) são separadas do efluente tratado por membranas plásticas de microfiltração ou ultrafiltração.

Brent Dated
Cotação publicada diariamente pela Platt’s Crude Oil Marketwire que reflete o preço de cargas físicas do petróleo Brent embarcadas de 7 a 17 dias após a data de fechamento do negócio no terminal de Sullom Voe, na Grã-Bretanha.

BS 8800
Norma britânica (British Standard) de implantação de um Sistema de Gestão de SMS.


C
Cabotagem

Navegação realizada próxima à costa, podendo utilizar acidentes geográficos, como cabos (daí seu nome), como pontos de referência.

Calado
Profundidade do casco.

Campo
Área produtora de petróleo ou gás natural a partir de um reservatório contínuo ou de mais de um reservatório, a profundidades variáveis, abrangendo instalações e equipamentos destinados à produção.

Campos Maduros
Campos cujo valor está muito próximo ou inferior aos custos do operador.

Campos Marginais
Campos cujo volume de produção não cobrem os custos de produção para um determinado operador.

Claros
Designação genérica de alguns derivados de petróleo, entre os quais a gasolina, o querosene e o diesel. Possuem coloração clara, daí sua classificação. São líquidos e pouco viscosos.

CREW
Embarcação de transporte de passageiros com potência de 1.500 HP e 50 TPB. Para atender as necessidades em águas profundas, distantes da costa foi desenvolvido o Fast Supply, com potência de 1.750 HP e 140 TPB. Transporte pessoal e também cargas essenciais e leves.

Cru
Petróleo bruto.

C/C
Crude Carrier. Navio-tanque para transporte de óleo cru.

COA
Contract of Affreightment. Contrato de transporte de carga, definido pela quantidade a ser transportada ao longo de um período.

C/P/C
Crude and Product Carrier. Navio-tanque para transporte de óleo cru (petróleo) e seus derivados.
 
CH/C
Chemical carrier. Navio para transporte de produtos químicos e granel líquido.

Capacidade instalada
Capacidade de projeto da unidade, autorizada pela ANP.

Carga de referência
Capacidade de processamento. Carga máxima atingível e sustentável no processamento da matéria-prima usual da planta de processo, por determinado período, respeitando os limites de projeto dos equipamentos e requisitos de SMS e Qualidade de Produtos. Em função da mudança do petróleo processado entre a época do projeto e construção da unidade e o atual, pode haver uma carga de referência maior ou menor do que a capacidade instalada.

Carga fresca processada
Total de petróleo cru processado nas plantas de destilação.

Carga processada
Volume total processado numa refinaria.

Carga total processada
Total de petróleo cru, somado às correntes de reprocessamento e derivados intermediários, processado nas plantas de destilação.

Catalisador
Substância que acelera ou retarda uma reação química, mas que não sofre no processo nenhuma alteração química permanente.

CDE (Conta de Desenvolvimento Energético)
Criada pela Lei 10.438, de 26 de abril de 2002, e regulamentada pelo Decreto 4.541, de 23 de dezembro de 2002. Diz o artigo 13º dessa lei: “Visando o desenvolvimento energético dos Estados e a competitividade da energia produzida a partir de fontes eólica, pequenas centrais hidrelétricas, biomassa, gás natural e carvão mineral nacional, nas áreas atendidas pelos sistemas interligados, promover a universalização do serviço de energia elétrica em todo o território nacional e garantir recursos para atendimento à subvenção econômica destinada à modicidade da tarifa de fornecimento de energia elétrica aos consumidores finais integrantes da Subclasse Residencial Baixa Renda...”

Certificado de Depósito Interfinanceiro (CDI)
Título que lastreia as operações de empréstimo entre instituições financeiras.

Cesta de referência da Opep
Saharan Blend (Argélia), Minas (Indonésia), Bonny Light (Nigéria), Arab Light (Arábia Saudita), Fateh (Dubai), Tia Juana Light (Venezuela) e Isthmus (México).

CIF (cost insurance and freight)
Custo da mercadoria com seguro e frete. O exportador será o responsável pelo pagamento dos custos e fretes necessários para entregar as mercadorias ao porto de destino.

Co-geração
Geração simultânea de eletricidade e energia térmica (calor/vapor de processo), por meio do uso seqüencial e eficiente de quantidades de energia de uma mesma fonte. Aumenta a eficiência térmica do sistema termodinâmico como um todo.

Completação de poços

Ao completar o poço para a produção, é preciso revesti-lo com tubos de aço. Coloca-se em torno dele uma camada de cimento, para impedir a penetração de fluidos indesejáveis e o desmoronamento de suas paredes. A operação seguinte é o canhoneio: um canhão especial desce pelo interior do revestimento e, acionado da superfície, provoca perfurações no aço e no cimento, abrindo furos nas zonas portadoras de óleo ou gás, permitindo o escoamento desses fluidos para o interior do poço. Outra tubulação, de menor diâmetro (coluna de produção), é introduzida no poço para conduzir os fluidos até a superfície. Instala-se na boca do poço um conjunto de válvulas conhecido como ‘árvore-de-natal’ para controlar a produção.

Condensado

Líquido do gás natural, obtido no processo de separação normal de campo, que é mantido na fase líquida nas condições normais de pressão e temperatura.

Conference call

Conferência telefônica com analistas, investidores institucionais e investidores individuais no período em que a Companhia reporta seus resultados financeiros do trimestre mais recente. A conferência deve incluir também informações relacionadas à visão de futuro da Empresa.

Conteúdo local de bens
Porcentual que corresponde ao cociente entre: – a diferença entre o valor total de comercialização de um bem (excluídos IPI e ICMS) e o valor de sua respectiva parcela importada e – seu valor total de comercialização (excluídos IPI e ICMS).

Correlação
Indicador estatístico que demonstra até que ponto os movimentos de duas variáveis estão relacionados entre si.

Craqueamento catalítico fluido (FCC)
Processo de craqueamento em que o catalisador se apresenta na forma de pequenas partículas sólidas, criando um leito fluido. Craqueamento é a transformação por ruptura de moléculas grandes em moléculas menores. Utilizado para transformar óleos pesados, de pequeno valor, em derivados de petróleo mais leves, como GLP e nafta, ou seja, produtos de maior valor.

Critério de robustez
Premissas conservadoras associadas às variáveis que mais afetam o retorno econômico de um projeto (preços, volumes, etc.) ou de uma carteira de investimento utilizadas na avaliação de projetos de investimento e de planos de negócio com o objetivo de verificar sua rentabilidade e solidez em condições desfavoráveis à Companhia.



D
Downstream

Atividades de refino do petróleo bruto, tratamento do gás natural, transporte e comercialização/distribuição de derivados.

Derivativo
Contrato ou título cujo valor está relacionado aos movimentos de preço de um título, instrumento ou índice subjacente. Pode ser utilizado como instrumento de hedge.

Despachar
Funcionamento (entrada em operação) de uma usina termelétrica (UTE), quando esta passa a gerar energia elétrica. Despachar uma térmica quer dizer colocá-la em operação para produzir energia elétrica. Atualmente, no Brasil, que mantém uma base predominantemente hidrelétrica, as térmicas só despacham em determinados momentos de picos de consumo (quando a geração hidrelétrica não é suficiente para atender à demanda), de baixa hidrologia (pouca chuva) ou sempre que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) determine, para estabilizar o sistema.

Doença do trabalho
Doença adquirida ou desencadeada em função de condições especiais em que o trabalho é realizado e que com ele se relaciona diretamente.


E
EPC (Engineering, Procurement and Construction)

Projeto, suprimento e construção.

Ebitda (Earnings before interest, taxes, depreciation & amortization expenses)

Resultado antes de juros, impostos, depreciação e despesas de amortização.

ECA
Export Credit Agency.

ECGD
Export Credits Guarantee Department (Reino Unido).

Exsudação
Emanação natural de hidrocarboneto (petróleo e gás), proveniente de uma jazida.

e-Commerce
Comércio caracterizado pela troca de bits, em que as transações são feitas eletronicamente. O relacionamento é digital e, portanto, virtual. Os produtos ou serviços utilizam uma mídia digital, a multimídia, e os principais veículos deste comércio são: CD-Rom, quiosques, BBS e internet. É também conhecido como comércio virtual ou comércio eletrônico.

EDC
Export Development Canada.

Eletrodiálise reversa

Processo de desmineralização da água, pelo qual os íons, atraídos por eletrodos sob o efeito de uma diferença de potencial elétrico, são separados por membranas.

E&P
Exploração e produção de petróleo e gás natural.

EPC (Engineering, procurement and construction)

Empresa ou conjunto de empresas responsável pela execução das fases de projeto(s), aquisição de material e contratação de serviços, visando à construção de determinada obra.

E-Procurement
Negociação e compra eletrônica de produtos e serviços.

Eteno ou etileno
Produto petroquímico básico da família das olefinas leves (C2H4) produzido a partir da nafta ou etano.

Extremidades de dutos
Um duto é composto de uma extremidade e várias saídas.

F
FPSO (Floating, Production, Storage & Offloading)

Unidade Flutuante de Produção, Armazenamento e Transferência de petróleo, construída a partir de um navio.

FPU (Floating Production Unit)
Unidade Flutuante de Produção de petróleo, construída a partir de um navio.

FSO (Floating, Storage & Offloading)
Unidade Flutuante de Armazenamento e Transferência de petróleo, construída a partir de um navio.

FIC
Fronape International Company. Empresa subsidiária da Transpetro.

Fretamento

Cessão de um navio em aluguel.

FRONAPE
Frota Nacional de Petroleiros. Unidade operacional da Transpetro.

Farm-in
Processo de aquisição parcial ou total dos direitos de concessão detidos por outra empresa. Numa mesma negociação, a empresa que está adquirindo os direitos de concessão está em processo de farm-in, e a empresa que está vendendo direitos de concessão está em processo de farm-out.

Feedstock
Insumo da refinaria, o blend ou mix de petróleo cru que a refinaria processa.

Filtração a membranas

Processo físico de separação de sólidos do meio líquido, usado também em tratamento de água e efluentes, capaz de remover partículas de uma vasta variedade de diâmetros, desde íons até argila, com o objetivo de desmineralização da água ou a simples remoção de sólidos em suspensão e turbidez.

Floating, production, storage & offloading (FPSO)
Unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo construída a partir de um navio.

FOB (free on board)
Preço de venda da mercadoria, acrescido de todas as despesas do exportador até sua colocação no mercado.

FPU (floating production unit)
Unidade flutuante de produção.

Função especialista (carreira em Y)

Tem como objetivo atrair e, principalmente, reter competências. É destinada à retenção de empregados com alto desempenho técnico, que detenham conhecimentos, habilidades ou o domínio de tecnologias e métodos que estejam vinculados aos processos essenciais e estratégicos para os negócios da Companhia. Divide-se em duas categorias: consultor técnico ou consultor de negócio e consultor sênior.


G
Grau API do American Petroleum Institute (ºAPI)

Forma de expressar a densidade relativa de um óleo ou derivado. A escala API, medida em graus, varia inversamente à densidade relativa, isto é, quanto maior a densidade relativa, menor o grau API. O grau API é maior quando o petróleo é mais leve. Petróleos com grau API maior que 30 são considerados leves; entre 22 e 30 graus API, são médios; abaixo de 22 graus API, são pesados; com grau API igual ou inferior a 10, são petróleos extrapesados. Quanto maior o grau API, maior o valor do petróleo no mercado.

GLP
Gás Liquefeito de petróleo.

GMDSS

Global Maritime Distress and Safety System. Sistema global de comunicação para aviso de perigo e segurança.

Gás associado
Gás natural produzido juntamente com o óleo. O petróleo bruto é composto de três fases: óleo, gás e água. No caso em questão, o gás é obtido após processo de separação física da fração líquida do petróleo. Há também o gás não-associado, produzido a partir de jazidas puramente de gás. Nesse caso, não há necessidade de separação física durante sua produção. Em ambos os casos, porém, depois de produzido e/ou separado, o gás é processado antes de ser colocado à venda, de modo a atingir os padrões de qualidade exigidos.

Gas lift
Método de elevação artificial do petróleo, assim como os diversos tipos de bombeio. Consiste na injeção de gás sob pressão na coluna de produção por meio de válvulas situadas próximas ao intervalo produtor. O gás se mistura ao petróleo, diminuindo sua densidade média, fazendo com que a pressão do reservatório seja suficiente para elevar o petróleo até a superfície.

Gás liquefeito de petróleo (GLP)
Mistura de hidrocarbonetos com alta pressão de vapor, obtida do gás natural em unidades de processo especiais, que é mantida na fase líquida em condições especiais de armazenamento na superfície.

Gás natural
Todo hidrocarboneto ou mistura de hidrocarbonetos que permaneça em estado gasoso nas condições atmosféricas normais, extraído diretamente a partir de reservatórios petrolíferos ou gaseíferos, incluindo gases úmidos, secos, residuais e gases raros.

Gás natural liquefeito (GNL)
Gás natural resfriado a temperaturas inferiores a 160ºC para transferência e estocagem como líquido.

Gasolina natural
Líquido do gás natural, cuja pressão de vapor é um meio-termo entre a do condensado e a do gás liquefeito de petróleo, que é obtido por um processo de compressão, destilação e absorção.

GIEK
Garanti-Instituttet for Eksportkdreditt (Noruega) – Instituto de Garantia para Créditos de Exportação.

Governança corporativa
Relação entre agentes econômicos (acionistas, executivos, conselheiros) com capacidade de influenciar/determinar a direção e o desempenho das corporações. A boa governança corporativa garante, aos sócios, eqüidade, transparência e responsabilidade pelos resultados.

GTL (gas to liquids)
Processo de transformação química que converte o gás natural em combustíveis líquidos (diesel e gasolina) e em outros derivados, como nafta petroquímica e lubrificante de alto índice de viscosidade. Neste processo de conversão, o resultado é um petróleo sintético extremamente puro, livre de contaminantes, como enxofre e metais pesados e aromáticos.

H
Hedge

Posição ou combinação de posições financeiras que contribuem para reduzir algum tipo de risco.

High Grade Bond

Obrigação classificada como de alta qualidade pelos serviços de classificação Standard & Poor’s (Triplo A) e Moody’s (Duplo A).
 
High Yield Bond

Obrigação classificada como de alta rentabilidade, com crédito igual ou inferior a BB (predominantemente especulativo), com alta rentabilidade para compensar o alto risco.

H2S biogênico
Uma das três formas conhecidas de geração do gás sulfídrico (H2S) em reservatórios de petróleo. O H2S biogênico é formado pelas bactérias redutoras de sulfato (BRS). Em geral, o aparecimento de H2S biogênico é associado à injeção de água do mar na recuperação secundária de petróleo.


I
IMO

International Maritime Organization. Agência da Organização das Nações Unidas (ONU) encarregada de adotar medidas para melhorar a segurança do transporte marítimo internacional e prevenir a poluição do mar pelos navios.

ISM Code
International Safety Management Code. Código Internacional para gerenciamento de segurança em embarcações, estabelecido pela Convenção Solas (Safety of Life at Sea) da IMO, mandatório a partir de julho de 1998.
 
ISO 9002
Norma internacional de certificação de Sistema da Qualidade.

ISO 14001
Norma internacional de certificação de Sistemas de Gestão Ambiental.

IGP-DI (Índice Geral de Preços)
Conceito de Disponibilidade Interna, apurado mensalmente pela Fundação Getulio Vargas. É um dos indicadores de variações de preços adotados na economia nacional.

Incrustação por sulfato de bário
(ver Precipitação de sais).

Índice Bovespa (Ibovespa)
Indicador de variação de preços de uma carteira teórica de ações definida periodicamente pela Bolsa de Valores de São Paulo.

Índice de Reposição de Reserva (IRR)
Variação do volume recuperável provado em relação à produção acumulada, no ano em curso.

Índice de sucesso exploratório
Número de poços exploratórios com presença de óleo e/ou gás comerciais em relação ao número total de poços exploratórios perfurados e avaliados, no ano em curso.


J
Jaqueta

Estrutura de suporte de uma plataforma fixa que vai desde a fundação até pouco acima do nível do mar e sobre a qual são instalados o convés e/ou módulos.

L
Lamina d´água

Distância entre a superfície da água e o fundo do mar.

LH (Line Handler)
Navio especializado no manuseio de espias, usado nas operações de transporte ou ancoragem das plataformas, transportando os cabos entre a plataforma e o rebocador ou até a bóia para conexão com cabos da âncora. Embarcações de 1.200 a 1.500 HP e 500 TPB.

LGC
Large Gas Carrier. Navio-tanque para transporte de gases, com capacidade na faixa de 50 a 60 mil m3

LPG
Liquefied Petroleum Gás. Gás liqüefeito de petróleo.

Líquido de gás natural (LGN)
Parte do gás natural que se encontra na fase líquida em determinada condição de pressão e temperatura na superfície obtida nos processos de separação de campo, em unidades de processamento de gás natural ou em operações de transferência em gasodutos.


M
Mini-supply

Como o nome indica é uma versão menor da embarcação de suprimentos, desempenha atividades multifuncionais com uma potência de 2.000 HP e capacidade de carga de 300 TPB.

Monoboia
Bóia onde se ancoram navios em alto-mar.

MPSV (Multipurpose Supply Vessel)
Navio multitarefa, suprimento e manuseio de âncoras.

Margem Ebitda
Informa sobre quanto da receita líquida contribui para o Ebitda.

Market-share
Fatia ou participação no mercado.

Mercado de carbono
Sistema regulamentado de comércio, entre empresas ou outras instituições, de créditos correspondentes a reduções certificadas da emissão de gases de efeito estufa, visando facilitar o alcance de metas empresariais, regionais, nacionais ou globais de redução da emissão desses gases.

Metanol
Também chamado álcool metílico, pode ser produzido a partir de coque de carvão, da nafta e do gás natural (metano).

Metodologia Bottom-Up
Metodologia para inventário de emissões atmosféricas que utiliza informações sobre o consumo de energia e combustíveis em cada fonte emissora de uma instalação, viabilizando a gestão individualizada de cada fonte.

Metodologia Top-Down
Metodologia para inventário de emissões atmosféricas que utiliza informações consolidadas sobre o consumo total de energia e combustíveis numa instalação ou conjunto de instalações; não permite a gestão individualizada de cada fonte emissora.


N
Navios aliviadores DP

Navios que fazem o transporte de petróleo entre plataformas de produção de petróleo e um terminal marítimo, por exemplo. São controlados por sistemas de computadores e com posicionamento dinâmico.

Navio-tanque
Navio destinado ao transporte aquaviário de granéis de líquidos, tais como petróleo e seus derivados, produtos químicos, GLP etc.

Nafta
Derivado de petróleo utilizado principalmente como matéria-prima da indústria petroquímica na produção de eteno e propeno, além de outras frações líquidas, como benzeno, tolueno e xilenos.

Note
Promessa por escrito de pagamento de um valor específico a certa instituição, à vista ou em data específica.

Novas fronteiras
Áreas de bacias ou bacias ainda pouco exploradas.


O
Offshore

Atividades no mar.

Onshore
Atividades em terra.

Óleo
Porção do petróleo existente na fase líquida nas condições originais do reservatório e que permanece líquida nas condições de pressão e temperatura de superfície.

Óleo Combustível
Frações mais pesadas da destilação atmosférica do petróleo. Largamente utilizado como combustível industrial em caldeiras, fornos, etc.

OSRV (Oil Spill Recovery Vessel)
Navio de combate a derramamento de óleo dotado de especificações que permitem trabalhar na mancha de óleo, em atmosfera onde a evaporação do petróleo produz gás natural, por isso é dotado de sistemas elétricos blindados para evitar a produção de faíscas. Tem equipamentos para aspirar o óleo derramado e armazenar num tanque a bordo. A capacidade de combater o derramamento pode ser criada num PSV ou AHTS.

Octanagem
Propriedade de um combustível de resistir à compressão sem entrar em auto-ignição. Uma alta octanagem, como a da gasolina Podium, permite maiores níveis de performance (torque, potência e economia) em veículos de alto desempenho devido ao crescimento do rendimento térmico.

OHSAS 18001
Norma, elaborada e gerenciada pela BSI Management Systems, que especifica os requisitos de sistemas de gestão da saúde e segurança ocupacionais, visando, inclusive, à certificação desses sistemas.

Opacímetro
Aparelho utilizado na medição do índice k (quantidade de fumaça emitida por metro) e da opacidade (grau de enegrecimento expresso em porcentagem) da fumaça expelida pelo escapamento, resultante da eficiência de combustão dos motores do ciclo diesel.

Opção
Tipo de derivativo que dá ao comprador o direito de comprar (call option) ou vender (put option) um bem ou título por determinado preço (preço de exercício) em data futura.

Overhead
Custos corporativos de administração e apoio.


P
Panamax

Tipo de navio com capacidade de transportar entre 55.000 e 70.000 toneladas de petróleo ou derivados e atende as restrições de passagem pelo Canal de Panamá.

Petróleo
Todo e qualquer hidrocarboneto líquido em seu estado natural, a exemplo do óleo cru e condensado.

Petróleo bruto
Petróleo no estado em que se apresenta na natureza, sem ter sofrido processamento.

Plataforma auto-elevável
Plataforma marítima com três ou mais pernas de tamanho variável, que pode ser posicionada em locais de diferentes profundidades, apoiando as pernas no fundo do mar, elevando-se acima da superfície marítima.

Plataforma fixa
Plataforma montada sobre estrutura fixa (jaqueta), que se apóia no fundo do mar.

Plataforma semi-submersível
Pataforma marítima com flutuadores, sem apoio no solo submarino.

PSV (Platform Supply Vessel)
Nova geração de navios de suprimento, com maior capacidade de carga, maior potência de motor e velocidade para enfrentar maiores distâncias, dotados de sistemas de posicionamento dinâmico e impulsionadores laterais (thrusters) que ampliam sua capacidade de manobra. Potência a partir de 3.000 HP, capacidade de carga a partir de 2.000 TPB.

Petrobras
Petróleo Brasileiro S.A.

Posicionamento dinâmico
Capacidade que permite aos navios manterem suas posições em quaisquer que sejam as condições de vento e do mar.

Países da Opep
Argélia, Indonésia, Irã, Iraque, Kuwait, Nigéria, Catar, Arábia Saudita, Emirados Árabes e Venezuela.

Payout
Relação entre os dividendos distribuídos e o lucro líquido do exercício. O índice de payout mede a porcentagem do lucro líquido a ser distribuído aos acionistas de uma empresa.

Petróleo Brent
Mistura de petróleos produzidos no Mar do Norte, oriundos dos sistemas petrolíferos Brent e Ninian, com grau API de 39,4 (trinta e nove inteiros e quatro décimos) e teor de enxofre de 0,34% (trinta e quatro centésimos por cento).

Petróleo cru (ou óleo cru)
Aquele que entra pela primeira vez numa planta de processo.

Petroquímicos básicos
Dividem-se em dois grupos: olefinas (eteno ou etileno, propano ou propileno, butenos) e aromáticos (benzenos, toluenos, xilenos). São produzidos a partir de diferentes matérias-primas por um processo conhecido como craqueamento.

Polietileno
Produto petroquímico utilizado na produção de tonéis, vasos, embalagens para filmes, plásticos para embrulhar roupas e materiais de pequeno peso.

Polímero
Designação genérica para alguns produtos da segunda geração petroquímica, tais como plásticos, borrachas e fibras sintéticas.

Polipropileno
Produto petroquímico com aplicações semelhantes às do polietileno de alta densidade: filmes, caixas para bebidas, embalagens, etc.

Power Purchase Agreement (PPA)
Contrato com prazo predefinido para compra e venda de energia.

Precipitação de sais
Depósito de compostos insolúveis nos equipamentos e nos poços produtores. Pode ser causado por diversos motivos durante a extração de petróleo e gás natural. Exemplos: variação de pressão, que leva ao acúmulo de carbonatos (CaCO3); evaporação da fase aquosa em campos de gás, que leva ao depósito de carbonatos e sulfatos; e mistura da água do mar, rica em sulfatos, com a água de formação, rica em íons bário e estrôncio, que provoca a incrustação de sulfato de bário e estrôncio.

Preço de realização
Segue a sistemática introduzida pela Portaria do Ministério de Minas e Energia/Ministério da Fazenda – 3/98. Representa a receita unitária líquida da Petrobras com a venda no mercado interno dos derivados básicos produzidos por suas refinarias e importados, cujos preços seguem uma fórmula paramétrica, de forma a mantê-los alinhados com os valores vigentes no mercado internacional.

Programa Prioritário de Termoeletricidade (PPT)
Programa instituído pelo governo federal em 24 de fevereiro de 2000.

Propeno ou propileno
Petroquímico básico produzido a partir da nafta ou propano que serve de matéria-prima para a produção de polipropileno.

P-Tax
Taxa de câmbio oficial divulgada pelo Banco Central do Brasil.

 
R
REPETRO

Importação sem nenhum imposto.

Riser
Porção vertical de uma linha de escoamento para transporte do óleo/gás natural do poço até a plataforma.

Royalty
Valor pago pelo direito de uso de um bem pertencente a outrem.

RSV (Research Supply Vessel)
Barco de apoio à pesquisa.

Rating
Classificação ou avaliação de risco.

Reserva
Recursos descobertos de petróleo e/ou gás natural comercialmente recuperáveis a partir de determinada data.

Reserva provada
Reservas de petróleo e/ou gás natural que, com base na análise de dados geológicos e de engenharia, se estima recuperar comercialmente de reservatórios descobertos e avaliados, com elevado grau de certeza e cuja estimativa considere as condições econômicas vigentes, os métodos operacionais usualmente viáveis e os regulamentos instituídos pelas legislações petrolífera e tributária brasileiras.

Resíduo
Há dois tipos de resíduos: o atmosférico (RAT), que é a fração de petróleo procedente da unidade de destilação atmosférica cuja destilação oscila de 420 graus centígrados para cima; e os resíduos de desasfaltação (asfálticos), que são os refinados resultantes da extração das frações leves do resíduo de vácuo com solvente parafínico (propano ou butano).

Risco carbono
Possíveis impactos sobre as operações e os resultados das empresas derivados da contribuição das mesmas para o agravamento da mudança climática global pela emissão de gases de efeito estufa.

ROA
Retorno sobre o ativo total - Mede a eficiência do emprego dos recursos da empresa, dividindo o lucro líquido do período pelo ativo total, no final do período.

Road show
Apresentação ou evento para divulgação da empresa ou de seus produtos em outras praças.

Roce (Retorno sobre o capital empregado)
Obtém-se com a fórmula: lucro líquido – resultado financeiro (líquido de IR e CSSL)/empréstimos e financiamentos médios + patrimônio líquido médio – aplicações financeiras.


S
Sísmica

Técnica de obtenção de informações geológicas através da captação de sinais sonoros refletidos nas camadas subterrâneas.

Sonda
Equipamento utilizado para realizar perfurações.

Suezmax
Tipo de navio capaz de transportar cerca de um milhão de barris de petróleo (cerca de 130.000 a 150.000 toneladas), atendendo desta forma, as restrições de passagem pelo Canal de Suez.

SV (Supply Vessel)
Barco de apoio; barco de suprimento; barco de abastecimento. Termo dado à embarcação geralmente um rebocador de alto mar sem dipositivos para reboque ou manuseio, destinada ao transporte de material e granéis líquidos e sólidos para as unidades ao largo (offshore).

Scada (Supervisory Control And Data Acquisition)
Sistema de controle capaz de requisitar informações sobre os dutos e terminais a partir da instalação de sensores na malha, controlando e supervisionando todo o sistema dutoviário.

Secondhand
Navio usado.
 
Shipmanagement
Atividade de gerenciamento e operação de navios, incluindo tripulação e manutenção.

Shipping
Negócio de transporte marítimo.

SSPP
Sistema de Segurança e Prevenção da Poluição, através do qual a Fronape atende o Código ISM.

STCW
Standards of Training Certification and Watch Keeping Convention – Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento, Expedições de Certificados e Serviços de Quarto da IMO.

Sace
Servizi Assicurativi del Commercio Estereo (Itália) - Serviço segurador de comércio exterior.

Sale leaseback
Venda de bem e arrendamento do mesmo bem, pelo vendedor, com opção de recompra.

SEC
Securities and Exchange Commission - Órgão regulador e fiscalizador do mercado de capitais norte-americano, equivalente, no Brasil, à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O critério SEC de contabilização de reservas não considera: volume provado de gás que ainda não tenha contratos de venda assinados; projetos em estágio inicial do desenvolvimento da produção.

Simulação de Monte Carlo
Método que consiste em gerar aleatoriamente um grande número de cenários prováveis (por exemplo, de preços) com a finalidade de determinar as propriedades estatísticas das variáveis influenciadas pelos cenários (por exemplo, fluxo de caixa futuro).

Sistema de Otimização Heurística
Sistema de otimização no qual regras obtidas pela experiência são utilizadas. Não se propõe ser um método rigoroso, entretanto oferece resultados tão bons quanto o conhecimento que se possui do problema a ser tratado.

SPE
ociety of Petroleum Engineers.

Swap
Contrato de troca de fluxos de pagamentos entre duas partes. Um tipo tradicional de swap de petróleo consiste em contrato no qual uma parte compra por determinado preço fixo e vende pela cotação futura flutuante.


T
Tancagem

Conjunto de tanques.

TS (Tug Supply)
Rebocador. Embarcação de pequeno porte mas robusta e equipada com potentíssimos motores e grandes hélices, especialmente projetada para rebocar navios e também usada na indústria de petróleo para rebocar plataformas marítimas.

Tanker
Navio-tanque.

TCP
Time Chart Party. Contrato de afretamento por período.

Tpb
Tonelada de porte bruto. Unidade que caracteriza a capacidade de transporte de carga de um navio.

Trade
Comércio, operação comercial.

Transpetro
Petrobras Transporte S.A.

Turret
Esquema de ancoragem que consiste numa estrutura, do tipo tubulão, com rolamentos, presa ao fundo do mar por um sistema de cabos e amarras. Este sistema permite que o navio gire e se mantenha alinhado às forças do vento e da maré.


U
UEP (Unidade Estacionária de Produção)

Embarcação que permanece posicionada numa mesma locação, geralmente por alguns anos, ancorada ou, em alguns casos, em posicionamento dinâmico, para receber a produção de poços e injetar fluidos na formação.

Unidade de Hidrotratamento (UHDT)
Processo usado para remover impurezas tais como enxofre, nitrogênio, oxigênio, haletos e traços de metais, que podem desativar os catalisadores dos processos anteriormente descritos, envenenando-os. A operação de hidrotratamento também melhora a qualidade das frações ao converter as mono e di–olefinas em parafinas, com o propósito de reduzir a formação de goma nos combustíveis.

Unidade de Hidrocraqueamento Catalítico (UHCC)
Processo de craqueamento catalítico realizado sob pressõs parciais de hidrogênio elevadas.

Unidade de Coqueamento Retardado (UCR)
Forma mais severa de craqueamento térmico, transforma resíduo de vácuo em produtos mais leves, produzindo adicionalmente coque.

Unidade de Alquilação (UALQ)
A alquilação é um processo utilizado para produzir gasolina de alta octanagem a partir do isobutano formado principalmente durante o craqueamento catalítico ou durante as operações de coqueamento, mas também proveniente das etapas de reforma catalítica, destilação ou processamento do gás natural. A alquilação é um processo que tem como objetivo a reunião de duas moléculas, usualmente uma olefina e uma isoparafina, a fim de originar uma terceira, de peso molecular mais elevado e mais ramificada. Esta síntese pode ser feita através do uso de energia térmica ou de catalisadores, normalmente ácido sulfúrico ou ácido fluorídrico.

Unidade de Craqueamento Catalítico Fluido de Resíduo (URFCC)
Utiliza calor, pressão e catalisador para efetuar a quebra de moléculas menores e mais leves.
Substitui amplamente o craqueamento térmico produzindo mais gasolina de alta octanagem, assim como menores quantidades de óleos combustíveis pesados e de gases leves, em condições operacionais mais brandas.

Upstream
Atividades de exploração e produção.

UT (Utility)
Navio utilitário para tarefas diversas, transportes de cargas menores e muitas vezes essenciais que não podem esperar a programação normal dos navios maiores. Potência 2.000 HP e capacidade de carga de 120 TPB.

Unidade de coqueamento retardado
Forma mais severa de craqueamento térmico, transforma resíduo de vácuo em produtos mais leves, produzindo adicionalmente coque.

Unidade de craqueamento catalítico
Processo de refino que converte óleos destilados pesados em frações leves de maior valor comercial, tais como gasolinas, gás liquefeito de petróleo (GLP) e naftas.

US GAAP (Accounting Principles Generally Accepted in United States of America)
Padrão contábil norte-americano.

Usina merchant
Usinas mercantis que, em geral, destinam sua energia ao mercado spot. Nesta modalidade de negócio, existem contratos de suprimento de gás natural com cláusulas que determinam a divisão dos ganhos e perdas acima do estabelecido previamente.


V
VCP

Voyage Charter Party. Afretamento por viagem isolada.

Vetting
Sistema de avaliação e aceitação de navios. Estabelece padrões mínimos que permitem o acesso aos terminais aquaviários de qualquer cliente interessado, observando regras básicas de qualidade, segurança e proteção ambiental.

VLCC
Very Large Crude Carrier. Navio-tanque para transporte de petróleo com capacidade superior a 180 mil Tbp.

VLGC
Very Large Gas Carrier. Navio-tanque para transporte de gases com capacidade superior a 70 mil m3.

Vagões criogênicos
Vagões (ou tanques) que mantêm a temperatura do produto transportado – no caso o GNL – em níveis muito baixos (cerca de -160 graus centígrados), de modo a preservá-lo em estado líquido.

Valor em Risco ou Value at Risk (VaR)
Medida em valor monetário da perda máxima esperada, em condições normais de mercado, no valor de uma posição ou conjunto de posições financeiras, considerando determinado grau de confiança e um horizonte de tempo.

Volatilidade
Medida estatística da tendência de variação de um preço ou taxa no tempo. Normalmente medida por meio da variância ou do desvio padrão, quanto maior a volatilidade da cotação, mais extensa sua variação em torno de um valor médio.

Volume recuperável
Volume de petróleo, expresso nas condições básicas, que poderá ser obtido como resultado da produção de um reservatório, desde as condições iniciais até o seu abandono, por meio da melhor alternativa apontada pelos estudos técnico-econômicos realizados até a época da avaliação. Fórmula: volume recuperável = volume original x fator de recuperação.


W
WSV (Well Simulation Vessel)

Navio de estimulação de poços de petróleo. Embarcação com a capacidade de manobra de rebocadores de alto-mar e equipamentos capazes de, através de bombas de altíssima pressão, executarem serviços nos poços de petróleo.

 

 
Ver Edições Anteriores
View previous issues
publicidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Energia
Petr. WTI (NY) US$ 100.40
Petr. Brent (LON) US$ 110.75
Gás Natural US$ 2.64
Gasolina US$ 2.89
Atualizado diariamente
 
 
publicidade