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Matérias / Indústria Naval e Offshore
 
Navio pernambucano João Cândido conclui operação inédita do pré-sal
No dia 1º de agosto, o navio ancorou próximo ao Terminal de Angra dos Reis, um mês depois de iniciar a odisseia que o levou até o Chile
27/08/2014

Recife (PE) - Primeiro navio construído pelo Estaleiro Atlântico Sul, no Complexo de Suape, o petroleiro  João Cândido concluiu, no início deste mês de agosto, a inédita operação de exportação de petróleo do pré-sal realizada por uma embarcação encomendada pelo Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) da Transpetro. No dia 1º de agosto, o navio ancorou próximo ao Terminal de Angra dos Reis, um mês depois de iniciar a odisseia que o levou até o Chile, comprovando sua segurança e eficiência também em rotas de longo curso.

 
A viagem, iniciada no próprio terminal fluminense, tinha como objetivo transportar 1 milhão de barris de petróleo até águas chilenas, onde seria descarregado através de operação ship-to-ship, no Porto de Talcahuano, e também no Terminal de San Vicente. As operações de descarregamento foram realizadas com sucesso, mas, antes disso, o navio enfrentou mar agitado e ondas grandes. Ship-to-ship é uma operação que consiste no transbordo de petróleo ou derivados, de um navio para outro amarrados lado a lado com dispositivos de proteção entre eles e conectados por mangueiras especiais.
 
Na passagem pela costa argentina no caminho de ida, o Suezmax passou, pela primeira vez, por ondas de até 8 metros, acompanhadas de rajadas de vento de cerca de 70 km/h. Já em águas chilenas, após cruzar o Estreito de Magalhães, passagem natural entre os oceanos atlântico e pacífico, enfrentou novos desafios como tempestade de neve e temperaturas negativas. A alta tecnologia da embarcação e seu sistema de calefação garantiram o conforto e segurança da tripulação.
 
Já no retorno ao Brasil, ainda em águas chilenas, ondas de 15 metros foram enfrentadas pelo navio, que rumou para os canais patagônicos, desviando de novas tempestades e possibilitando uma navegação com mais velocidade. De volta aos mares brasileiros, o gigante de 274 metros foi recebido sem contratempos, completando sua viagem de 7.078 milhas náuticas, equivalente a mais de 13 mil quilômetros.
 
Atualmente, sete embarcações do Promef estão em operação e outras 14 estão em construção.
 
Fonte: Jornal do Commercio (PE)
 



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